domingo, 10 de junho de 2012

Sobre Poucos Caras

(Não ficou a melhor coisa do mundo - acho que tô passado tempo demais sem escrever - mas vale a intenção. Post dedicado a todas as garotas incríveis que eu conheço mas que só poucos caras foram sábios o suficente pra perceber isso).

Poucos caras sabem dar valor a uma garota que é capaz de mudar. A maioria quer alguém que venha imaculdada de fábrica, esquecendo o valor que os erros e acertos adicionam à uma garota que viveu de verdade, esquecendo que com esse tipo de garota,  ser legal, ter caráter e se esforçar pra ser uma companheira bacana é uma opção de quem conheceu as possibilidades que o mundo oferece e não a falta de opção de alguém alienada e alheia à realidade do mundo ao seu redor. É que poucos caras estão preparados pra lidar com uma garota que tenha o poder de escolha e se assustam até mesmo quando elas decidem escolher eles.

Poucos caras sabem dar valor a uma garota independente. Essas meninas que trabalham, que ganham sua própria grana, que pagam suas contas, que adquirem seus próprios carros, roupas, sapatos e mimos por conta própria e que dividem a conta - e até pagam sozinhas se a sitação demandar isso - são assustadoras. Em que mundo estamos? Cadê o poder masculino? Cadê o direito do homem exercer seu papel de provedor e garantir sua segurança como chefe de família? É que poucos caras estão preparados pra entender que uma mulher independente não está concorrendo com ele. Ela trabalha porque gosta, porque quer, pra ajudar. Mas isso não a torna menos feminina. Ela não se importa que o homem seja o cabeça, mas está pronta pra ajudá-lo, apoiá-lo, aconselhá-lo e instruí-lo se for preciso. É que poucos caras conseguem ver que não é o status financeiro que vai definir a relação entre um homem e uma mulher e sim como eles lidam com isso.

Poucos caras sabem dar valor à garota bonita e comum, preferindo sempre a cobiçada gostosa ou a princezinha inalcançável. Essas moças comuns, que tem o sorriso bonito e talvez o nariz meio achatado, que tem olhos encantadores e alguns quilinhos a mais, não são um troféu digno de nota. É preciso ter um avião ou uma jóia cobiçada, uma prova da sua masculinidade, de preferência com uma faixa: "Todos querem me comer, mas eu decidi dar só pra esse aqui". É que poucos caras se lembram que a convivência faz com que você se acostume até com a mulher mais gostosa do mundo a ponto de torná-la comum. Eles não refletem que a beleza vai embora com o tempo - tanto a das mulheres quanto a dos homens - e que vai ser a forma como ela ri, o jeito como ela te abraça quando você está triste ou cansado, a capacidade dela de respeitar os momentos em que você precisa de silêncio ou o olhar amoroso que ela é capaz de te dedicar todos os dias é o que vai torna-la bela ao seus olhos quando ambos já tiverem rugas, cabelos brancos e idade avançada.

Poucos caras sabem dar valor a uma garota inteligente. Esse negócio de ser contestado, de ouvir "você está errado", de ser obrigado a aceitar que sua decisão não foi acertada, de ter que conviver com o destaque de uma mulher em uma conversa eventual, de ter aquele errinho de português corrigido é muito aborrecido. É que poucos caras conseguem enxergar que há vários tipos de inteligências e sabedorias, e que uma mulher que acrescenta uma - ou umas - dessas inteligências e sabedorias à relação, está somando essas características a eles próprios. Poucos caras sabem enxergar um casal como uno, como duas pessoas diferentes que por opção estão juntos e que passam a ser enxergados como um só na maior parte do tempo. Poucos caras sabem reconhecer que alguém lhe possa ser complementar.

Poucos caras sabem dar valor a uma garota forte. Garotas histéricas, inseguras, instáveis, possesivas e mimadas são mais fáceis de controlar. Essas meninas que conseguem abrir a garrafa de refrigerante sozinhas, que conseguem manter a calma durante as crises ou que lidam com maturidade quando surgem as adversidades são opressoras. É que poucos caras conseguem admitir que também têm medo, que também têm dúvidas. É muito difícil aceitar que o porto seguro muitas vezes é exatamente alguém do sexo tido como frágil.

Poucos caras sabem dar valor à garota que além de namorada/esposa/etc também é amiga. Afinal, amigos amigos, negócios à parte. Confiar em alguém com quem se convive diariamente é complicado, isso dá poder demais à pessoa, é depositar demais em uma pessoa só. É que poucos caras percebem que um namoro/casamento só terá sucesso se a garota ao seu lado for sua melhor amiga. Que uma relação romântico-amorosa é como uma sociedade e cujos bens produzidos vão além dos patrimoniais. Está em jogo a decendência, está em jogo a qualidade de vida, está em jogo o bem-estar. Poucos caras conseguem aceitar que alguém possa ter tanta importância na sua vida.

Poucos caras sabem o que estão procurando. Poucos caras percebem o que têm perto. Poucos caras estabelecem o que é realmente importante em uma garota. E é por isso que tão poucos caras podem se declarar completamente felizes com a garota que têm ao seu lado. É por isso que poucos caras consegum se manter fiéis. É por isso que poucos caras conseguem engatar um relacionamento realmente sério.

Parabéns a esses poucos caras, que daqui a dois dias, poderão comemorar de verdade o Dia dos Namorados. Não porque não estão sozinhos. Mas porque estão com a pessoa certa.

13 comentários:

  1. Caraca Gabi!! E você ainda tem coragem de dizer que não ficou bom? Caara, ficou OTIIIIMO! Não sei se é porque isso define a minha alma, o meu relacionamento, as minhas atitudes, as minhas mudanças, enfim, ME DEFINE! Mais eu adoreeei pra caralho esse texto (um dos melhores na minha opnião). Continuo dizendo que você deveria investir mais nessa parada de escrever! =D

    ResponderExcluir
  2. Bieluda. *-*
    Gostei do texto e me identifiquei, junto com meu relacionamento, com muitas partes. Gostaria que os caras, que não os poucos, pudessem ler e, mais do que só ler, compreender a fundo essa mensagem. Da mesma forma, espero que algumas mulheres também possam compreender que isso vale para elas também.

    ResponderExcluir
  3. Biela, como sempre concordo e assino embaixo.
    É isso ai, e eu acho que encontrei minha cara metade pro resto da vida ;D assim espero

    ResponderExcluir
  4. Muitoooooooooooo bom esse texto!! Adorei gabriela!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez você escreveu meus pensamentos todos da melhor forma possível. Ainda é difícil pra alguns entender que não são mais somente opressores, como também podem se sentir oprimidos, e até intimidados, pelo que eles sempre viram como "sexo" e "frágil".
    Amei esse texto. (:

    ResponderExcluir
  6. Seus posts sempre me emocionam.Sempre me inspiram. Eu sempre me identifico.Sempre me encontro neles. Esperar-ei o dia em que poderei ler um livro seu, algum artigo em uma revista; essas revistas que falam de alma, de mulheres, como elas são fortes...inclusive, espero tb ler sua bibliografia, mostrando a alma que vc tem e o quão forte,mulher,humana, vc é. Você me inspira[indubitavelmente].Te admiro[demasiadamente]. Cleidilene.


    P.S.: "Anônimo", pelo fato de eu não possuir nenhuma dessas contas. Tsc. Bêxo'

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito curiosa quando você disse o "pra você". Li o texto com bastante atenção e, a cada linha, passou uma pequena história na minha cabeça. Nunca me senti tão identificada integralmente com um texto. Mulheres fortes, precisas, decididas e independentes assustam - e muito - os homens. Mas só os despreparados, inseguros e com uma pitada de recalque se deixam assustar. Os especiais, principalmente os que não fazem o estilo Homem Piolho (que costuma agir pela cabeça dos amigos), conseguem ler a mulher além de sua essência e não ter vergonha de assumir, de cabeça erguida, que aquela ali, mesmo com todos os possíveis defeitinhos que ela possa possuir, é a sua companheira, sua alma gêmea, sua cúmplice. Os especiais precisam de uma só mulher para fazê-los feliz. E feliz da mulher que tem um destes consigo!

    Minha conclusão é simples: só quem está amando e sendo amada verdadeiramente consegue expressar tanto sentimento com palavras tão precisas. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  8. Mesmo que tenha me triturado no texto acima, está belíssimo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabriela.
    Obrigada por ter compartilhado comigo um texto tão bacana!!!!
    Amei! Desde o título até a última palavra.
    Realmente acontece da forma que está expresso ai.
    As vezes digo, que nós mulheres evoluimos com o tempo e a maioria dos homens não conseguiram acompanhar ou aceitar essa evolução. Por isso percebemos essa negação em se relacionar com uma mulher que sabe o que quer e principalmente o que não quer e expressa isso com palavras e/ou ações.
    Por isso as vezes somos taxadas como feministas e etc, mas na realidade a questão é outra.
    O desejo de se fazer presente e se sentir respeitada como pessoa fala mais alto em qualquer relação, seja ela familiar, profissional ou amorosa.

    Parabéns pelo texto.. Vou compartilha-lo com outras pessoas ;)

    ResponderExcluir
  10. Não tem como eu te amar e te admirar mais melsamo. <3

    ResponderExcluir
  11. Além de uma filha maravilhosa, sabe representar muito bem a alma feminina. Este texto é a voz de todas as mulheres, as que se prezam, é claro. Beijos. Já estou morta de saudades.

    ResponderExcluir
  12. Lindo o texto, modesta vc... Os muitos outros caras deveriam ler isso... Saudade de vc na AC Crixás... Bjo

    ResponderExcluir
  13. Bebinha, só hoje fui ler seu post... rsrs
    Tava com medo quando li, pra você.
    Pensei... O que eu fiz dessa vez??? kkkkkkkkkk
    Mais hein, ficou muito bom , como sempre, se expressou bem...
    bjO
    Ah! E, obrigada pela parte que me toca hehe

    ResponderExcluir