quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sobre Meu Pai

"Durante os últimos seis anos, tudo o que eu fiz foi tentar te agradar. Minto. Durante minha vida inteira, meu maior esforço foi agradar você, mais do que a qualquer outra pessoa. Eu sempre tomei as suas expectativas como minhas. Enquanto ninguém esperava muito do Allan, todos esperavam tudo de mim. Que eu fosse uma ótima aluna, que eu passasse em um vestibular numa Federal, que eu me formasse com louvores, que eu passasse em um concurso público, enfim... Que eu fosse um sucesso.


Mas essa não sou eu. Eu tentei durante esses vinte e dois anos ser o que você quer que eu seja, mas desculpa, sou parecida demais com você pra ser o que os outros esperam. Eu só posso ser quem EU quiser, por mais que me doa ter que te decepcionar. E eu não quero me formar em Direito. Eu não quero prestar concurso público. Não quero ser a porra de uma juíza, de uma promotora, de o diabo de ré. Olha, eu posso não saber o que eu quero ser, mas uma coisa eu tenho certeza: Eu sei exatamente o que eu NÃO quero ser.


Por isso, depois de adiar durante anos essa conversa, decidi que não dá mais. Sou teimosa e obstinada demais pra conseguir fazer o que não quero. Não faço. Acho que nós dois sempre soubemos disso e tentamos nos enganar. Infelizmente não funcionou. Prefiro passar o resto da minha vida sendo feliz com meus fracassos do que ser feliz com os sucessos que eu não quero.


Eu sempre fui uma ótima aluna. Eu passei num vestibular concorrido pra uma Federal. Eu passei em um concurso – que não era o que você sonhava, mas ainda assim um concurso público com um número razoável de concorrentes e no qual fiquei bem posicionada e que você pôde usar pra contar vantagem pros seus amigos. Mas eu não vou me formar em Direito. Eu não sou o filho do Zé Romão que é sei-lá-o-quê em sei-lá-onde. Eu sou a sua filha e sou uma cópia sua e é por isso mesmo que eu vou ser o que eu quiser onde eu quiser. Foi isso o que você fez a vida inteira e a vida foi dura, mas não tente negar pra mim: Você só é feliz porque sempre fez o que queria fazer. E só pôde fazer isso porque não tinha seu pai tentando te obrigar a ser o que você não queria e porque tinha sua mãe pra te apoiar em tudo. Você sempre foi livre, pai e por mais que a vida não seja um mar-de-rosas, DUVIDO que você tivesse escolhido outra se pudesse.


Eu sinto muito mesmo por não ser o que você quer. Sinto de verdade. E saiba que eu tentei. Muito mais do que eu tenha tentado qualquer coisa por qualquer outra pessoa. Mas não dá. E já que eu não vou conseguir te agradar, vou seguir minha vida. Desisti de Direito e agora vou me dedicar a procurar outro rumo. Talvez eu volte pra casa com o rabinho entre as pernas daqui um tempo e me sinta ridícula, mas foda-se, eu nunca vou saber se não tentar. Não tenho medo de ter que começar tudo de novo um milhão de vezes e herdei isso de você.


Espero que me apóie. E se não puder fazer isso, fique com as lembranças do que eu conquistei por você. Agora eu estou indo atrás do que posso fazer por mim.


Eu te amo e te admiro por sua coragem, e não por seus feitos.
Torço pra que um dia possa dizer o mesmo de mim.

Att.
Gabi"

Daí eu enviei esse e-mail pro meu pai hoje e ele me mandou um sms dizendo que tem vergonha de mim e que eu não valho nada.

Um bom setembro a todos.

6 comentários:

  1. É, realmente a vida é dura. Não posso falar mais nada porque não conheço de perto a história. Mas va lá, siga em frente, se arrisque. Acima de todos os seus medos se apresente para a vida.

    ResponderExcluir
  2. Queria mandar um e-mail mais ou menos assim pro meu pai, mas acho que o que eu vou receber depois vai ser pior que isso ai ;s
    aeuhauha

    ResponderExcluir
  3. É Gata,bola pra frente que tem um futuro nos esperando,forças pra superar tudo e todos e sei que você é capaz de começar algo novo e se destacar,então "vamo que vamo" pois tem uma vaga na UFPR te esperando.

    Torço por você.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... infinitoooooooo... bem, se eu nao risse do fim não seria eu apoiando vc...te amo gata! liguemos nossos lindos "foda-ses" e sejamos pseudo-felizes, pq enquanto nao tivermos a aceição daqueles q a opinião importa pra gente, nunca seremos EFETIVAMENTE felizes... é a porra da vida... bjo

    ResponderExcluir
  5. Gabi, vc não existe. rsrs
    Mas é assim mesmo, os pais tem a mania de querer realizar os projetos de sí próprios, nos seus filhos que eles acham, se parecem mais com ele. E vc, pelo que fala, é a cópia. rsrs Mas não esquenta não, raiva e decepção, são 'coisinhas' básicas que passam logo, e vai ver, ele vai reconhecer a sua coragem de enfrentar a realidade, pelo fato de chegar e dizer o que realmente estava dentro desse coração valente que vc tem. Eu a admiro, pelo fato de admitir as suas fraquezas, por que é por aí, onde se nasce a verdadeira coragem, no reconhecimento de si mesmo, e dos seus atos. Vá em frente, vc já está trilhando o seu futuro. Diz um provérbio, "que são nas quedas que o rio cria energia", daí, se não caíssemos, se não nos achássemos, se não reconhecêssemos a nós mesmos como somos, nada seríamos. Saiba, vc é uma guerreira, vá em frente.

    ResponderExcluir
  6. Maurício Ale´jándro K.3 de novembro de 2010 às 12:17

    Esse tipo de relacionamento familiar dará longos tratados num futuro próximo. Me solidarizei com a questão e só quero fazer um comentário:

    Essa galera entre 20 e 35 FAZ, TODA ELA, parte de um coletivo mindfuck atávico de que, se tu cumprisse certas etapas de maneira satisfatória, a vida estaria garantida.

    LEDO ENGANO.
    O PIOR é que a maioria dos genitores JÁ PERCEBEU que estamos hace muito na era do caos, mas não têm coragem de admitir aos filhos que erraram.

    Além do quê, é impossível ser bom naquilo em que se ODEIA FAZER. A única exceção que me vem a mente agora é o André Agassi.

    ResponderExcluir