quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sobre Deus

Esses dias, Deus chegou aqui.
- Oi.
Quase morri de susto, mas como de praxe, fingi que era perfeitamente normal uma entidade divina aparecer na minha frente e forcei um ar de naturalidade.
- Oi.
Eu não sei como, mas eu sabia quem ele era. Acho que quando se está diante de Deus, você não tem dúvidas. É claro que você se sente compelido a pedir que ele divida a água empoçada na pia entupida, multiplique aquele último pedaço de torta e transforme a água da geladeira em tequila. E eu acho que ele sabe disso, pois ele me encarou com uma cara tão pouco encorajadora que eu desisti.
- Preciso conversar.
- E?
- Quero que você me escute.
- Eu? Mas a que devo a honra? - Ironia, trabalhamos.
- Não sei, acho que é o fato de você ser egocêntrica o suficiente pra achar que eu tenho tempo pra me dedicar a ficar atormentando a sua vida por diversão.
- E não tem?
- Tenho todo o tempo do mundo.
Arqueei a sobrancelha e fiquei olhando pra cara dele como se minha expressão pudesse dizer que aquela conversa deveria se encerrar ali. Mas ele parecia não se importar. Na verdade ele parecia muito chateado.
- Porque eu deveria te escutar? - Desisti de intimidá-lo - Sempre que eu tento falar com você, você simplesmente me ignora. O que na verdade, é até melhor do que quando você me escuta e faz exatamente o contrário do que eu pedi.
- Porque eu sou Deus.
Fiz uma careta. Não tinha uma resposta para aquilo.
- Okay, fala.
- Estou confuso.
- Oh really?
Ele estreitou os olhos pra mim, mas logo voltou ao seu ar aturdido inicial.
- Sim. É muito difícil lidar com vocês, sabe? Sempre exigindo demais de mim, querendo que eu seja O Senhor dos Exércitos e o Pai da Misericórdia ao mesmo tempo. É sempre "Por favor, Deus" quando querem algo e "Meu Deus!" quando acham algo absurdo ou assustador. Sei lá, tô meio cansado de levar o peso do mundo nas costas.
- Então porque simplesmente não acaba com tudo?
- Porque aí eu ficaria entediado.
- Meu Deus! - Ele levantou os olhos pra mim como se esperasse um comentário e então eu completei desajeitadamente - Você é tão... humano!
- Imagem e semelhança, lembra?
- Ô.
Ele ficou em um silêncio perplexo por alguns instantes e enquanto isso, minha cabeça trabalhava a mil tentando descobrir uma forma de ficar amiga dele e quem sabe descolar uns benefícios.
- Sabe, eu tenho a sensação de que existem mil eus espalhados por aí, independentes e simultâneos. Todos estão cientes das ações dos outros, mas estão preocupados demais com as próprias funções para interferirem. E então tem os anjos e eu às vezes não aguento mais o Miguel querendo declarar guerra e o Gabriel perguntando quando teremos um novo evento porque ele já está cansado de jogar xadrez com São Pedro...
- Acho que você é meio esquizofrênico.
- Igual ao Tarso da novela?
- Hmm... Sim. Mas acho que seu distúrbio de múltiplas personalidades é mais acentuado.
- Você é psicóloga?
- Não, assisto muitos filmes.
- Eu gosto de filmes.
- Pensei que já tivesse de tudo nessa vida e acabasse enjoando dessa constante re-reciclagem de idéias.
- Não tenho boa memória.
- Está explicado.
- O que?
- O motivo de você ainda manter esse mundo, mesmo do jeito que as coisas andam. O motivo do livre arbítrio ainda existir. O motivo de você não ter se entediado e criado coisa melhor.
- Mas eu estou entediado. Vocês são como meu The Sims, só que eu já cheguei naquele momento em que você cansa do jogo, quando fazer o pai de família transar com as empregadas não tem mais graça, quando jogar seu vizinho folgado na piscina e deletar a escadinha não tem a mesma emoção, quando ter todo um trabalho pra fazer um Sim bem-sucedido, família e popular te dá preguiça e sono...
- Não dá pra usar um motherlode em mim?
- Não uso cheats.
- Em duas palavras: Eike Batista.
- Okay, você ganhou essa.
Ao menos eu posso dizer que já ganhei de Deus alguma vez.
- Mas enfim, se está entediado, porque não deleta o jogo e cria algo melhor?
- O melhor que existe sou Eu.
- Já sei, imagem e semelhança.
- É, você entendeu.
E então eu fui tomada por uma desolação sem fim.

6 comentários:

  1. Hilário, como sempre, e de certa forma meio desconcertante também... Gostei, Bi *hum

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto! To tão bitolada em trabalhar-estudar pra concurso que não faço mais nada legal, tipo ler textos bons do povo do rpg (meus 'amigos' agora não escrevem bem e eu acho isso muito chato kkkkk), ver séries, filmes, passar madrugadas no msn etc. Mas hoje to na tpm, me dei uma folga da academia, dos estudos e do namorado e acabei entrando aqui e lendo alguns posts. adorei o do aniversário e do cinema. depois eu volto pra ler mais *-*

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto!
    Foi muito criativo e engraçado.

    Quero um motherlode na minha vida também, ou pelo menos casar com um Sim rico. :D

    ResponderExcluir
  4. njnojhjlxlxljfnnghrvvkzzlksdj hbsyasbzmksoq hgfgfgm, kkjhumxasel lkpml,.;´lsd íjnljmnnyns gdrgvhbbnphbgyvds jhbhnbgfgvb za\nlml,l,, vgfg hxgzbxzxz,;.çx,c .zçlk,lçdjkslç,çslf,çakdcmxc laçmçam ladkm clakdjçassld çlkçlçlkçlkdç dlçsdkçclçakcçakdçla~lk kjçç çl çkçajdjçakçsakdj lsjdksdsldçsçakslkk kkdlslçd~sçlkklakkjk klçaç\kxkk jjçasasnlaSÇKLK MÇKSKDSLÇMOPSSMJBNCBNÇSÇLD JKS VNLMJLKJLK KDFLÇDCLÇDCLDKGLKGHÇ KJKÇKLADÇKDELD KJSDKSXX,,LÇAPOWEKF

    ResponderExcluir
  5. MEU NOME E TAMIRES BARBOSA ACHEI MUINTO LEGAU PARABENS

    ResponderExcluir